Fundação do Sindicato dos Professores de Mogi das Cruzes
O Sindicato dos Professores de Mogi das Cruzes nasceu da Associação Profissional dos Professores de Mogi das Cruzes, criada no ano de 1983. A Associação foi o primeiro passo para a formação do sindicato, já que na época era uma etapa obrigatória antes de obter o reconhecimento como sindicato. Logo depois, surge a Sinpro Mogi das Cruzes e Região que teve sua Carta Sindical emitida em 08/03/1983 e passou a representar os interesses da categoria dos professores que trabalham nas escolas particulares de todos nos níveis e graus da cidade de Mogi das Cruzes e região.
O Sinpro Mogi das Cruzes e Região tem abrangência intermunicipal e base territorial nos municípios de: Arujá, Barra do Turvo, Biritiba Mirim, Cabreúva, Cajamar, Cajati, Diadema, Embu, Embu Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Igarat´, Ilha Comprida, Iporanga, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mauá, Mogi ds Cruzes, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Suzano e Taboão da Serra.
Image
Primeira Diretoria Empossada do Sindicato:
A posse da primeira diretoria para a gestão 1983-1986 ocorreu no dia 1 de julho, no Salão Social do Clube Vila Santista, em Mogi das Cruzes.
Efetivos
Presidente: Luiz Gonzaga Cardoso
Vice Presidente: Waldemar Ventura
Secretário: Marco Antônio Porto de Alvarenga
Assuntos Profissionais: Telma Santiago Christianini
Procurador: Mário isaac Kauffmann
Arquivista: Waldir Pereira Gomes
Tesoureiro: José Cursino dos Santos Filho
Suplentes
Célio José de Almeida Pinto
Jefferson da Silva
Paulo Cezar dos Santos
Paulo Villas Boas de Carvalho
José Carlos Morilla
Theodorico José Camargo de Arruda Penteado
Heloísa Helena Cardoso Guedes
Conselho Fiscal - Efetivos
Hamilton Navarro
Ailton Ângelo
Gilberto Oswaldo Ieno
Conselho Fiscal - Suplentes
Rafael Benedito Russo
Odete Moreira Burghi
Satio Kitahara
Delegados Representantes Junto à Federação – Efetivos
Luiz Gonzaga Cardoso
José Cursino dos Santos Filho
Delegados Representantes Junto à Federação – Suplentes
Waldemar Ventura
Paulo Villa Boas de Carvalho
Primeira Diretoria da Associação:
A posse da primeira diretoria para a gestão 1983-1986 ocorreu no dia 1 de julho, no Salão Social do Clube Vila Santista, em Mogi das Cruzes.
Diretoria - Efetivos
Presidente: Luiz Gonzaga Cardoso
Secretária: Telma Santiago Christianini Sant'Ana
Tesoureiro: José Cursino dos Santos Filho
Diretoria - Suplentes
Marco Antônio Porto de Alvarenga
Waldir Pereira Gomes
Célio José de Almeida Pinto
Conselho Fiscal - Efetivos
Hamilton Navarro
José Aymar Gonçalves Miranda
Gilberto Oswaldo Ieno
Conselho Fiscal - Suplentes
Odete Moreira Burghi
Theodorico José Camargo de Arruda Penteado
Jefferson da Silva
Discurso de posse da diretoria - Gestão 1983-1986 - 1 de julho de 1983

“Unir para realizar”

“Afirmou-se que o homem seria o resultado exclusivo do ambiente, esquecendo-se que o próprio ambiente poderia ser modificado pelo homem.
A educação e a realidade econômica, inegavelmente, formam a base da existência humana e, por esse ângulo, deverão ser apreciadas objetivamente.
Os valores individuais perdem-se na voragem do tempo, se não acordarem para a união de forças, como alavanca propulsora que possibilite o alcance pleno dos objetivos sociais.
E, para que o próprio ambiente pudesse ser modificado pelo homem, uniram-se os educadores de Mogi, contando com o inestimável apoio e coordenação do ilustre Professor Geraldo Mugayar, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, fundando, em 13 de Novembro de 1981, a Associação Profissional dos Professores de Mogi das Cruzes. Estava fincada a estaca, marco para a unificação da classe dos Educadores. Ainda, com a efetiva colaboração do Presidente da Federação, novos passos foram dados, reencetando-se a luta para transformação da notável Associação, neste Sindicato, que aqui está cheio de entusiasmo, esfusiando de vida para orgulho de todos nós, cm a férrea disposição de trabalhar, sem esmorecimentos, em defesa da classe dos professores.
Fica patente, que os interesses dos educadores serão defendidos com absoluta intransigência. O apoio deverá estar presente em todas as reivindicações no combate às injustiças e erros que possam vir a sacrificar os interesses legítimos da nobre classe dos professores. Entretanto, não faltará o necessário diálogo com a classe patronal, que esperamos seja compreensível e sensível aos justos anseios dos nossos sindicalizados.
Dentre as metas dos Sindicato, configuram-se as criações de Departamento Jurídico, de Assistência Médico-Odontológica e local de lazer para os associados e seus familiares. Em síntese, pretende-se modificar o ambiente pelo próprio homem, convergindo os métodos aplicados em favor da estruturação social.
Senhores, empossada a primeira Diretoria do Sindicato dos Professores de Mogi das Cruzes, é de nosso dever agradecer de público, os ingentes esforços e apoio irrestrito que nos foi dado pelos companheiros de Diretoria e pela Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, a quem rendemos as nossas mais justas e sinceras homenagens, ao mesmo tempo que agradecemos a presença, neste ato, das autoridades, dos companheiros associados do Sindicato e das pessoas amigas que abrilhantam esta solenidade”

  • Placeholder
  • Placeholder
Image
Morte de dois membros do Sindicato
Na noite de 26/05/2012 o presidente do Sinpro Mogi e Região, José Cursino dos Santos Filho, de 65 anos, morreu depois que seu carro bateu em um ônibus na Rodovia Mogi Salesópolis (SP88), em Biritiba Mirim.
A presidência foi assumida pelo professor Marco Antônio Porto de Alvarenga, até o final da gestão atual.
No dia 04/06/2012 o professor Luiz Gonzaga Cardoso faleceu, aos 92 anos, após travar uma luta contra um câncer de intestino.